Quem Somos
HISTÓRIA DA VISÃO IMOBILIÁRIA
O ramo imobiliário no Brasil tem passado por grandes mudanças, uma vez que houve chamado “BUM” imobiliário, essas mudanças estão ocorrendo como sistema de adequação financeira no país, onde os principais bancos financeiros estão escassos de recursos financeiros. No geral o mercado imobiliário teve uma queda devido a oferta ser maior do que a demanda, porém em algumas cidades isso não ocorreu e não ocorre, pois existe demanda tanto quanto ofertas, porém nesse caso, o problema está nos recursos dos bancos financeiros, que tem sido escasso e por isso tem-se dificultado a aprovação dos clientes compradores. Mesmo assim, o mercado imobiliário na cidade de Mossoró/RN tem sido prospero, e hoje com certeza a maior fonte de renda da cidade gira em torno da construção civil, abrindo assim espaços para abertura de imobiliárias.
Tendo em visto tudo o que foi escrito acima, foi-se criada a VISÃO IMOBILIÁRIA, atuando diretamente no ramo de imobiliário na construção civil, prestando serviços à população nos quesitos imóveis, seja para vendas, aluguéis, avaliações e/ou administração de prestações de serviços.
Registrada na razão social como F.C. de Medeiros ME, e denominada com o nome fantasia Visão Imobiliária, a mesma já possui CNPJ, cujo número é: 21.922.385/0001-14 e se enquadra junto a receita federal como SIMPLES, atuando no ramo de prestação serviços à população, realizando assim o sonho da casa própria, e isso independe das classes dos clientes, sejam elas A, B ou C. A Empresa encontra-se localizada na avenida: Presidente Dutra, 825, Ilha de Santa Luzia – Mossoró/RN.
É composta por 01 (UM) sócio:
*FRANCISCO CANINDÉ DE MEDEIROS, responsável pela parte de gestão de comercial interna e externa, é o responsável pelo recrutamento e treinamento dos colaboradores, é seu dever traçar um plano de negócios e acompanhar todo o processo dos colaboradores junto aos clientes do início ao fim. Tal função foi determinada por conta da experiência adquirida em outras empresas, uma vez que possui no curriculum funções como supervisor e gerente de vendas, lidando exatamente com todas as atribuições a serem executadas dentro da Visão Imobiliária.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Missão: Realizar o sonho da casa própria e ajudar no desenvolvimento urbano junto a construção civil.
Visão: Ser reconhecida por prestar serviços aos clientes com responsabilidade e honestidade.
Valores: Pessoas em 1º lugar; Estreito Relacionamento de Nossas Produtos com o Consumidor; Liderança de Mercado e de Atitude; Qualidade Superior; Performance; Comprometimento; Respeito; Ética; Transparência.
Forças: Imagem da empresa com profissionais experientes no ramo e conhecidos na cidade, conter produtos desejáveis, meios de facilidade para compras e acompanhamento durante e pós o processo de compra do cliente.
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Fraquezas: Pouca atuação nas cidades vizinhas. |
Oportunidades: Demanda com desejo de adquirir sua casa própria. |
Ameaças: Concorrentes desleais e construtoras que oferecem seus produtos diretamente aos clientes.
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Vantagem Competitiva: Não conter vícios desleais, busca mostrar um bom trabalho visando firmar seu nome no mercado, é um correspondente bancário junto ao banco caixa econômica federal e sua localização geográfica é bastante privilegiada.
Tipo de estratégias: O cliente tem a opção de escolher seu produto, de como pagar, realizar seu financiamento e ser acompanhado durante e pós sua compra, marketing comercial, propagandas, tv.
Estrutura de mercado: Com base em uma pesquisa de mercado, pôde-se comprovar que em Mossoró/RN, existem em média 20 imobiliárias registradas, permitindo assim uma porcentagem de 5% de participação do mercado para Visão Imobiliária.
Processos básicos de gestão de pessoas desenvolvidos pela empresa:
Todo processo começa na seleção dos colaboradores, aonde o comportamento deles influenciam diretamente no momento da entrevista. Uma vez aprovado na seleção, a VISÃO Imobiliária trabalha no processo de motivação, incentivando seus colaboradores através de incentivos por atingimento de metas.
As duas principais ferramentas da VISÃO Imobiliária para blindar seus colaboradores dos concorrentes, é o bem estar dentro e fora da empresa, aonde o relacionamento entre os colaboradores e gestores é estreito, não havendo barreiras para ideias e críticas, e o outro ponto é uma boa remuneração compatível com a função de cada colaborador.
PLANO DE MARKETING: VIABILIDADE MERCADOLÓGICA
PRODUTO: A VISÃO Imobiliária sabia que sua estratégia deveria ser concentrada em introdução dos serviços de corretagem no mercado da construção civil. Por isso, ficou decidido em seu planejamento, que deveria focar nos clientes que ainda não conseguiram ou por algum outro motivo adquirir sua casa própria.
PREÇO: Como o ramo de corretagem envolve várias áreas, a VISÃO imobiliária resolveu estabelecer valores de acordo com cada serviço e como ela se desenvolve. Oferecendo assim promoções para os clientes, como por exemplo:
*Desconto por indicação
*Descontos por relacionamento
*Avaliações gratuitas
PRAÇA:
*Localização Privilegiada |
Localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, na av.: Presidente Dutra, 824, bairro Ilha de Santa Luzia-Mossoró/RN.
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*Sinalização externa e interna |
Possui uma fachada de vidro em frente à loja com o nome da imobiliária; rede sociais como facebook (https://www.facebook.com/visaoimobiliariamossoro); site (http://visaoimobiliaria.net.br/); e-mail (http://webmail.visaoimobiliaria.net.br/webmail.php).
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*Várias Parcerias |
Possui parcerias com várias construtoras, como Massai, Repav, SF construções, A3 empreendimentos e etc. Além de terceirizar vendas para pessoas físicas e investidores.
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PROMOÇÃO:
*Mala direta: São enviados e-mails, cartões e envelopes contendo informações sobre as novidades do mercado imobiliário e as vantagens de se comprar a VISÃO Imobiliária.
*Panfletos: São distribuídos em alguns pontos específicos para alertar os clientes sobre possíveis imóveis postos à venda ou aluguel
*Política de fidelização: Cada cliente comprador antigo que indicar um novo cliente e tal indicação se concretizar uma venda, os clientes compradores antigos receberão um percentual de 20% da comissão da VISÃO Imobiliária gerada pela venda.
*Veiculação em redes sociais e TV: Através do FACEBOOK e a TV local TCM.
PESSOAS:
*Recepcionista: Responsável por recepcionar, entender as necessidades dos clientes, os direcionando para o setor desejável, para que os mesmos possam ser atendidos.
*Auxiliares de Marketing: Responsável por desenvolver da melhor forma a publicidade da empresa no mercado.
*Contador: Responsável por auxiliar a empresa com os impostos, carteira de trabalho dos colaboradores, férias, décimo terceiro e tudo aquilo que envolver o setor contábil.
*Auxiliar Financeiro: Trabalha em parceria com o contador, responsável por realizar os pagamentos e os recebimentos financeiros.
*Auxiliar Administrativo: Trabalha como espécie de ASG (auxiliar de serviços gerais), sempre pronto para atender as necessidades da empresa quando for solicitado.
PLANO FINANCEIRO: VIABILIDADE FINANCEIRA
PREÇO: Os valores cobrados pelos serviços são cobrados de acordo com a tabela do CRECI, que é o órgão responsável pela fiscalização no ramo de corretagem.
TABELA DE HONORÁRIOS E SERVIÇOS
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V E N D A |
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1- IMÓVEIS URBANOS |
5% a 7% |
2- IMÓVEIS RURAIS |
7% a 10% |
3- IMÓVEIS INDUSTRIAIS |
6% a 8 % |
4- VENDA JUDICIAL |
5% |
5- VENDA DE IMÓVEL FINANCIADO TOTAL OU PARCIAL, os honorários devida será sobre o valor total da transação. 5% a 7%. |
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NOTA 1: O Mesmo honorário será devido quando a proposta e contraproposta forem de igual valor e devidamente assinadas ou se as duas partes realizarem a transação sem a presença do corretor, tendo ele feito a aproximação útil das partes. |
C O M P R A |
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AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA PROCURA DE IMÓVEIS |
5 % |
P E R M U T A E D A Ç Ã O E M P A G A M E N T O |
Em caso de Empreendimento Imobiliário, se houver, aceite de imóvel de terceiros como parte de pagamento, os honorários deverá ser paga integralmente pelo vendedor. |
H I P O T E C A |
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SOBRE O VALOR DO EMPRÉSTIMO |
5 % |
INCORPORAÇÃO DA ÁREA EDIFICADA |
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1- Venda de empreendimentos imobiliários |
5 % |
2- Organização e planejamento de Vendas |
2 % |
Totalizando |
7% |
2 – Venda de imóveis com financiamento |
6 % |
NOTA: Não estão incluídas nos percentuais acima, as despesas de promoção e publicidade em geral.
L O T E A M E N T O |
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1- Estudo e organização de venda de áreas loteadas (urbanas), já aprovadas e registradas. |
10 a 15 % |
2- Idem rural ou fora da sede |
15 a 20 % |
3 – Administração, controle e recebimento de prestações. |
5 a 10 % |
NOTA: As despesas de promoção e outros atos de administração não estão incluídas na Tabela acima.
F U N D O I M O B I L I Á R I O |
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Intermediação de Cotas, sobre o valor da transação |
10 % |
L O C A Ç Ã O |
De qualquer espécie e sempre por conta do locador. Equivalente ao 1º aluguel pago de uma só vez. |
NOTA: As despesas com reconhecimento de firmas e com o registro do contrato não estão inclusas nos honorários pela locação.
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A D M I N I S T R A Ç Ã O D E B E N S I M Ó V E I S |
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Controle e recebimento de alugueis e encargos (ADM.) referente ao 1º aluguel. |
100 % |
Controle e recebimento de alugueis e encargos (ADM.) nos meses subsequentes (exceção mês de dezembro). |
10 % |
Controle e recebimento de alugueis e encargos (ADM.) no mês de dezembro. |
20 % |
NOTA 1: Os percentuais serão cobrados sobre o valor do aluguel mais encargos.
NOTA 2: Os percentuais cobrados na locação e administração de bens poderão ser acumulativos.
A D M I N I S T R A Ç Ã O D E C O N D O M Í N I O |
Sobre o arrecadado pelo condomínio mensalmente 10 % ou o valor mínimo equivalente a 1,5 do salário mínimo. |
P A R E C E R E S S O B R E O V A L O R D O I M Ó V E L N O M E R C A D O |
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1- Até ao valor de R$ 5.000,00 |
2 % |
2- De R$ 5.001,00 até R$ 50.000,00 |
1,5 % |
3- De R$ 50.001,00 até R$ 100.000,00 |
1 % |
4- De R$ 100.000,00 até R$ 150.000,00 |
0,8 % |
5- Acima de R$ 150.000,00 |
0,6 % |
NOTA: Os imóveis situados fora do Município de Natal, sofrerão um acréscimo de 20% sobre os percentuais.
DIVISÃO DOS HONORÁRIOS ENTRE CORRETORES E PARTICIPANTES |
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1- Corretores e/ ou empresa imobiliária do vendedor. |
50 % |
2- Corretores e/ ou empresa imobiliária do comprador. |
50 % |
FONTE: CRECI (2015)
DEMANDA: A demanda dos clientes surgem de diferentes lugares e com propósitos variados. Cada cliente possui necessidades específicas, sejam elas para compra, venda, alugar, avaliar e por ai vai...
REFERÊNCIAS:
http://www.crecirn.org/ (04/10/15)
https://www.facebook.com/visaoimobiliariamossoro (04/10/15)
http://visaoimobiliaria.net.br/ (04/10/15)
http://webmail.visaoimobiliaria.net.br/webmail.php (04/10/15)